Fiocruz Amazônia realiza oficina de autoavaliação e planejamento estratégico do PPGBIO-Interação

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove na próxima quarta-feira, 26/4, a Oficina de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação). O seminário ocorrerá das 8:30 às 16h30, no Salão Canoas, auditório da Fiocruz Amazônia e, contará com a participação de docentes, discentes, egressos, gestores e representantes da coordenação. A participação dos discentes durante todo o evento poderá ser utilizada como Atividade Curricular-Complementar (ACC).

A Oficina visa apresentar a trajetória do PPGBIO-Interação, desde seu estabelecimento até o final de 2022, frente às exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) para discentes, docentes e equipe do serviço de Ensino do ILMD/Fiocruz Amazônia, com o intuito de tornar evidente as atribuições e, desempenho do PPGBIO-Interação aos atores envolvidos, além de integrar os esforços e, ampliar a participação destes, na discussão das estratégias para o aprimoramento das atividades do Programa, visando o atingimento de sua missão e, a evolução de seu desempenho frente à CAPES.

Para atingir este objetivo, a Oficina será dividida em dois períodos, manhã e tarde. No período da manhã o evento contará com a presença da Coordenadora da Área Ciências Biológicas III (CB III) da CAPES, Camila Indiani, que irá falar sobre o Processo de Avaliação da CAPES na CB III. Em seguida, haverá apresentação do diagnóstico do Programa pelas Coordenadoras do Programa (atual e pregressa) e uma apresentação da visão do Programa pelos discentes e egressos. Ao término destas apresentações, será aberta a discussão do grupo e este período encerrará com uma breve fala dos Pesquisadores Visitantes Sêniores, quanto suas considerações.

No período da tarde, a Oficina trará a apresentação e apreciação da minuta do Planejamento Estratégico do Programa, elaborada pelo Comitê definido pela Portaria nº 093/2022. Após esta apresentação, os participantes serão segmentados em até 3 grupos de trabalho, que irão discutir as percepções sobre o desempenho do Programa e, quais as sugestões para o aprimoramento do Programa para os atores envolvidos e melhoria de seu desempenho frente à CAPES. Cada grupo deverá fazer uma breve relatoria que será apresentada a todos e, irá compor as atividades da Comissão de Autoavaliação e, de acompanhamento do Planejamento Estratégico que será definida neste evento.

SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro é curso strictu sensu que tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial.

O PPGBIO-Interação se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro.

Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Os alunos recebem uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado.