Fiocruz Amazônia promove I Workshop Estratégico de Pós-graduação

A Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação (VDEIC) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), promove nesta quinta-feira, 13/4, às 14h, I Workshop Estratégico de Pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia. Com o tema “Biossegurança e Inovação Tecnológica no ILMD/Fiocruz Amazônia”, o evento reunirá prioritariamente, os estudantes de pós-graduação, e também outros bolsistas de programas desenvolvidos no Instituto, como Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa de Vocação Científica (PROVOC), e Programa de Excelência em Pesquisa (PROEP).

Nesta primeira edição serão apresentadas aos participantes a atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na promoção da cultura de inovação no Instituto e, Biossegurança na pesquisa a partir da atuação da Comissão de Biossegurança do ILMD. Na ocasião será abordada ainda a trajetória e Perspectivas Futuras da Associação de Pós-graduação. As apresentações ocorrerão na Sala de Aula I, prédio anexo.

A ação ocorrerá ao longo de todo o primeiro semestre de 2023, para orientação dos estudantes ingressantes nos cursos de mestrado e doutorado do Instituto. Em cada edição serão abordados temas específicos, relacionados ao funcionamento, missão, formas de apoio ao estudante, visando oportunizar que o novo estudante perceba a instituição de forma holística e, se insira de maneira mais apropriada, podendo usufruir de todas as assessorias e benefícios e, ao mesmo tempo melhor contribuir, a partir de suas pesquisas, com o propósito de promover melhorias na saúde e no fortalecimento do SUS.

A atividade tem ainda o intuito de manter o estudante bem-informado, para que possa melhor desenvolver suas atividades, minimizando a perda de tempo na busca por apoio institucional e ainda, melhor usufruir das assessorias técnicas que pode alçar para desenvolver seu trabalho com qualidade. Além disso, podendo desenvolver também produtos e processos inovadores que podem ser transferidos para o sistema de saúde e a sociedade.

SOBRE O NIT

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Fiocruz Amazônia tem o objetivo de prospectar projetos de pesquisa para identificação de tecnologias e produtos que possam ser patenteados, assim como intermediar o contato entre pesquisadores, tecnologistas e a Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec/Fiocruz) para elaboração de pedidos para depósito de patentes e acompanhamento do processamento das negociações, desde o depósito até a manutenção das patentes.

O NIT atua diretamente com os pesquisadores da Unidade, fornecendo-lhes orientações acerca de assuntos relacionados à propriedade intelectual e inovação em consonância com as políticas de gestão da inovação da Fiocruz e com o Programa de Inovação Tecnológica do ILMD/Fiocruz Amazônia.

COMISSÃO INSTITUCIONAL DE BIOSSEGURANÇA

A biossegurança é uma orientação prioritária no ILMD/Fiocruz Amazônia, uma vez que há o desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, realizadas no Laboratório Multiusuários e nas cinco Plataformas Tecnológicas. Para orientar e incentivar as boas práticas e ações de biossegurança foi instituída a Comissão Interna de Biossegurança do Instituto – CIBio/ILMD (Portaria N. 003/2016-GAB/ILMD), subordinada à vice-diretoria de Pesquisa.

A CIBio/ILMD vem atuando para oferecer cursos e treinamentos que promovam a capacitação dos profissionais e a disseminação dos princípios da biossegurança no Instituto e nas instituições parceiras. Essas ações visam melhor atender as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e otimizar um conjunto de ações para prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

14h – Importância e dinâmica dos Workshops de Acolhimento / Dr.ª Olívia Simão

14h15 – Associação de Pós-graduação – Trajetória e Perspectivas Futuras / Victor Aquino e Lenina Jordana de Macedo

14h50 – Intervalo

15h – Biossegurança/Dr.ª Ani Matsuura

16h – Núcleo de Inovação Tecnológico-NIT/ Daniele Farias

16h45 às 17h00 – Encerramento