Nota de Repúdio do Conselho Deliberativo da Fiocruz aos Atos Antidemocráticos

O Conselho Deliberativo da Fiocruz vem repudiar os atos antidemocráticos de vandalismo e de depredação do patrimônio público perpetrados na tarde deste domingo (8/1) por vândalos e terroristas contra as principais instituições da democracia do país. Instituição centenária do Estado brasileiro, a Fiocruz considera a democracia condição fundamental para a garantia do direito à saúde.

Neste momento em que a democracia e a nação brasileira são agredidas, o Conselho Deliberativo da Fiocruz se manifesta a favor do Estado Democrático de Direito e pela apuração e punição imediata dos participantes envolvidos nos atos. A instituição apoia as medidas de Estado para o restabelecimento imediato da ordem, bem como as ações que impeçam eventuais novos atos de igual natureza, em qualquer região e cidade do país.

Repudia-se a violência contra os três poderes da República e reafirma-se o compromisso com a democracia, com o estado democrático de direito em sua plenitude, condição única e legítima para o pleno exercício da liberdade dos cidadãos e cidadãs e da sociedade.

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)