Vice-presidência de Pesquisa da Fiocruz visita instalações do ILMD em Manaus

O vice-presidente de Pesquisas e Coleções Biológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rodrigo Correia, cumpriu agenda de visitas e reuniões no Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) / Fiocruz Amazônia, nesta terça-feira, 15/2, sendo recebido pela diretora Adele Benzaken e a vice-diretora de Pesquisa Stefanie Lopes. Na pauta, entre outros assuntos, a apresentação do Programa Inova da Fiocruz, que destinou recursos ao ILMD/ Fiocruz Amazônia para a implantação de laboratórios e ampliação das áreas de diagnóstico e pesquisa em Covid-19; a criação do Programa Inova Amazônia, em parceria com a Fiocruz Rondônia, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Estado de Rodônia (Fapero), voltada à criação de linhas de financiamento para projetos de inovação na Amazônia, além de projetos translacionais, rede de pesquisa, plataformas tecnológicas e biossegurança.

A comitiva, composta pelos assessores Carlos Eduardo Grault, Cosme Regly, Wim Degrave e Cassia Pereira, participou também de um encontro on-line com todos os pesquisadores do ILMD. Em seguida, percorreu as instalações para conhecer as novas estruturas da Fiocruz Amazônia, que cresceu com o aporte de recursos para a Covid-19, ganhando novos módulos e equipamentos. “Esse é um momento importante de conectividade e integração entre as unidades da Fiocruz e para nós uma grande satisfação receber a Vice-Presidência de Pesquisas no ILMD, que hoje tem uma nova realidade e deverá crescer ainda mais”, afirmou a diretora Adele Benzaken.

Antes do Amazonas, a comitiva esteve no Instituto Ageu Magalhães/Fiocruz Pernambuco, seguindo agora para Rondônia e à Fiocruz Bahia. A vice-diretora de Pesquisa do ILMD, Stefanie Lopes, explicou que a vinda ao Amazonas é um momento para demonstrar o crescimento do ILMD, não em números de pessoas, mas no incremento de pesquisas a partir da captação de recursos, além da apresentação de reformas previstas e o muito que ainda está por ser feito”, salientou. A visita terá continuidade nesta quarta-feira, 16/2, com reuniões presenciais das Plataformas Tecnológicas e da Comissão de Biossegurança do ILMD / Fiocruz Amazônia.

— — —

ILMD/Fiocruz Amazônia

Foto – Ingrid Anne / ILMD/Fiocruz Amazônia