Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia vai abordar “Estrutura e dinâmica de redes de interação”

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 2/7, às 10h, a palestra “Estrutura e dinâmica de redes de interação”, a ser ministrada pela pesquisadora, Cecilia Siliansky de Andreazzi, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/​Fiocruz).

Segundo a pesquisadora, a palestra irá apresentar a metodologia de Análise do Discurso, a partir de uma aplicação prática, a qual articula recursos teórico-metodológicos da psicanálise e de análise da cultura institucional. “Nesta apresentação abordarei os trabalhos baseados na abordagem de redes adaptativas para investigar a evolução das redes ecológicas, e a dinâmica de transmissão de parasitos em redes com múltiplos hospedeiros”, explicou.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: Link da transmissão: https://zoom.us/j/98531617500

SOBRE A PALESTRANTE

Cecilia é bacharel em Ciências Biológicas (UFRJ, Ecologia; 2006), Mestre em Ecologia (UFRJ, 2008) e Doutora em Ecologia (USP, 2016). Desde 2006 desenvolve pesquisas na interface entre ecologia e saúde na Fundação Oswaldo Cruz.

Tem interesse na ecologia e evolução das redes de interações ecológicas, particularmente das interações parasita-hospedeiro e redes tróficas. Para tal, integra dados ecológicos, modelagem matemática e ferramentas analíticas derivadas do estudo de redes complexas.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento