Estratégias metodológicas para pesquisas na área da saúde serão abordadas no Centro de Estudos

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 21/5, às 10h, a palestra “Pesquisa de Métodos Mistos: estratégias metodológicas para a área da saúde”, a ser ministrada pelo pesquisador, José Luís Guedes dos Santos, professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Esta palestra irá abordar aspectos históricos, conceituais e principais estratégias metodológicas para integração de resultados quantitativos e qualitativos.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link da transmissão: https://zoom.us/j/98136607864 (ID da reunião: 981 3660 7864)

SOBRE A PALESTRANTE

José Luís é doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com período sanduíche na Kent State University College of Nursing (EUA), mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e, graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2007). Realizou estágio de Pós-Doutorado na UFSC.

É Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Líder do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde – GEPADES da UFSC. É Coordenador de Divulgação e Visibilidade do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, Membro da Diretoria da Mixed Methods International Research Association (MMIRA), Presidente Fundador do Capítulo Latino-Americano de Métodos Mistos de Pesquisa.

Atua como Editor Associado da Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (REUFSM) e da Revista Enfermagem em Foco do Conselho Federal de Enfermagem. Também é integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (INEP).

É pesquisador na área de Gestão em Enfermagem e Saúde, com ênfase em: (i) gestão do cuidado, (ii) governança em enfermagem e saúde, (iii) ambiente de trabalho do enfermeiro e (iv) empreendedorismo em enfermagem. Tem experiência com o desenvolvimento de pesquisas de métodos mistos e Teoria Fundamentada nos Dados.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento