Palestra do Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia irá apresentar sobre câncer de colo de útero

Na próxima sexta-feira, 11/10, às 10h, o Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove a palestra “Câncer de colo de útero: Porquê e como temos que dar um “tiro para a Lua” (alcançar o impossível)?”, a ser por Katia  Luz Torres Silva, Diretora de Ensino e pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (CECON).

Durante a palestra, será feita uma exposição da realidade epidemiologia do câncer de colo de útero em especial no Estado do Amazonas. A pesquisadora irá apresentar como se configura a história natural da doença e assim facilitar o entendimento de como podemos prevenir este câncer. “Todos terão o entendimento do que seria o “tiro para a Lua”, isto é, como será possível alcançar o que parece impossível. Iremos discutir o estado da arte das pesquisas voltadas para isso, contextualizando as pesquisas que estão sendo feitas no Amazonas”, disse.

A apresentação ocorrerá na Sala de aula 2, no prédio anexo, na sede da Fiocruz Amazônia, situada à rua Teresina, 476, Adrianópolis, em Manaus.

SOBRE A PALESTRANTE

Katia é Doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da USP-SP, Mestre em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, Especialista em epidemiologia pela pela Fundação Oswaldo Cruz (1994), Graduação em Farmácia e habilitação em análises clínicas pela Universidade Federal do Amazonas.

Atualmente é Diretora de Ensino e pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (CECON) e membro do Comitê de ética em Pesquisa em seres Humanos da Fundação CECON. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: tiragem sorológica de doadores de sangue, malária transfusional, epidemiologia molecular da Hepatite C, técnicas hemoterapicas e tecnologia molecular, epidemiologia molecular do HPV, oncogênese.

É também coordenadora de projetos financiados pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). (Texto informado pelo autor)

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento