Mestrado Profissional Em Saúde Pública abre vagas para profissionais que atuam em Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas

Entre os dias 2 e 29/10 estão abertas as inscrições para a chamada pública de seleção, para ingresso no Mestrado Profissional Em Saúde Pública / Turma Manaus – 2019 – 2021, oferecido através de uma parceria entre o Instituto Aggeu Magalhães –IAM, Instituto Leônidas & Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas – COSEMS/AM.

As vagas serão destinadas para profissionais de nível superior, com diploma de graduação, que atuem em Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas ou servidores do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Serão oferecidas 20 vagas, sendo 15 vagas destinadas a profissionais das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas e 5 vagas destinadas a servidores do ILMD/Fiocruz Amazônia. As vagas ofertadas serão financiadas pelo ILMD/Fiocruz Amazônia, por meio do Projeto QualificaSUS.

O curso possui o objetivo de preparar profissionais para atuar como formadores e indutores de processos de mudança em seus espaços de trabalho, mediante a adoção de novos conceitos e práticas, desenvolvendo produtos de alta aplicabilidade ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas no site da Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br). O candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível na Plataforma. Após preenchimento do formulário, toda documentação exigida deverá ser digitalizada em um único arquivo no formato “PDF” de até 10 MB, anexado e enviado para o endereço eletrônico PGSPprof@cpqam.fiocruz.br

Após envio da documentação, o candidato receberá e-mail com a seguinte mensagem “Inscrição no mestrado profissional em saúde pública confirmada com sucesso”.

O curso terá a duração de 24 meses, sendo composto de 11 disciplinas oferecidas de maneira presencial, durante uma semana a cada mês. Nos 13 meses seguintes, ocorrerão módulos semanais presenciais de imersão para aprofundamento da pesquisa bibliográfica e encontros sistemáticos com os orientadores.

O Processo Seletivo está organizado nas seguintes etapas: Etapa 1 – Homologação das inscrições, Etapa 2 – Prova de Conhecimentos e Prova de Inglês, Etapa 3 – Análise e pontuação do Currículo, Avaliação da Carta de Intenção e Prova Oral.

Leia atentamente o edital antes de fazer sua inscrição. Esclarecimentos sobre o acesso ao Sistema SIGA, preenchimento do formulário de inscrição, envio da documentação, poderão ser solicitados SOMENTE através do endereço eletrônico PGSPprof@cpqam.fiocruz.br

As aulas da primeira disciplina acontecerão na semana de 02 a 06/12/2019, nas dependências do ILMD/Fiocruz Amazônia, à rua Teresina, Adrianópolis, Manaus.

O ILMD/Fiocruz Amazônia oferece outras oportunidades de cursos de mestrado confira em os links.

SOBRE O QUALIFICASUS

O Projeto QualificaSUS  é uma iniciativa do ILMD/Fiocruz Amazônia  que tem como objetivo qualificar o corpo de trabalhadores no nível da gestão e do atendimento das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas e órgãos parceiros, a fim de proporcionar um serviço de melhor qualidade e efetividade aos usuários do SUS.

São cursos de atualização, especialização e mestrado que adotam modelo pedagógico pautado na integração ensino-serviço, na problematização da realidade local, na valorização do conhecimento e experiência do aluno trabalhador, entendido como sujeito das práticas de gestão e sanitárias desenvolvidas nas unidades de saúde.

Os cursos serão ofertados em todos os 61 municípios, além da capital Manaus. A iniciativa conta com recursos oriundos de emenda da bancada parlamentar do Amazonas e com parceria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas  (Cosems-AM).

Acesse outras chamadas públicas do ILMD/Fiocruz Amazônia

Ascom ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes