Fiocruz Amazônia promove curso sobre software para uso da Referência e consulta bibliográfica na pesquisa

Entre os dias 25 e 27 de setembro, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio da Vice-Diretora Ensino, Informação e Comunicação, promoveu o curso Zotero: Uso da Referência e Consulta Bibliográfica na Pesquisa, ministrado por Leonardo Simonini, da Biblioteca de Saúde Pública do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT)

Participaram da atividade, alunos de pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia. O Zotero é um software livre para gestão e compartilhamento de referências, que visa facilitar a elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, como teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos.

Dentre suas utilidades destacam-se a formação e a organização de uma biblioteca pessoal do pesquisador de acordo com sua temática de interesse. Esta biblioteca poderá armazenar os textos completos das publicações, sendo acessada de qualquer computador com acesso à internet.

A plataforma também facilita a escrita do texto acadêmico, criando as citações e listas de referências de modo automático e de acordo com as normas bibliográficas (ABNT, Vancouver e etc.); desenvolvimento de notas pessoais sobre os textos lidos, com o objetivo de posteriormente facilitar a escrita do trabalho acadêmico; compartilhar referências bibliográficas com outros pesquisadores, possibilitando o trabalho em grupo e auxiliando no desenvolvimento da pesquisa de modo colaborativo.

Segundo Simoninni, a atividade de capacitação possibilitará as alunos um maior desempenho na produção científica. “A turma e o aproveitamento foram ótimos, a gente percebe o quanto eles aproveitaram a ferramenta e principalmente o quanto irão usar. Esse curso vai auxiliar diretamente na produção científica desses alunos”, destacou.

Ascom ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes