Turma de 2017 do curso de mestrado PPGBIO-Interação inicia exames de qualificação

Começa na quarta-feira, 7/2,  às 10h, a temporada de exames de qualificação da turma de 2017 do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). As apresentações acontecerão na sede da Fiocruz Amazônia, à Rua Teresina, 476, Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.

A primeira qualificação será da mestranda Juliana Cardoso Leal, orientanda da professora Priscila Aquino. O projeto tem como título: Análise proteômica do secretoma dos fungos termotolerantes Trichoderma harzianum e Fusarium solani. São membros da banca as professoras Stefanie Lopes, Ormezinda Fernandes, e Ani Beatriz Matsuura.

SOBRE O PROJETO

O estudo consiste em  investigar o nível proteico de duas espécies fúngicas: Trichoderma harzianum e Fusarium solani. Essa espécies são encontradas predominante no solo, porém há relatos na literatura da capacidade de crescimento de ambos os fungos na temperatura corpórea e de casos de infecções em humanos.

SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação) é curso stricto sensu tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial.

O PPGBIO-Interação se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro.

Saiba mais sobre PPGBIO-Interação.

Fique por dentro dos eventos do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Os exames de qualificação do ILMD/Fiocruz Amazônia são abertos ao público.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Imagem: Mackesy Pinheiro