Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia abordará a importância da formulação da hipótese na ciência

Em edição especial, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove nesta quarta-feira, 20/6, a partir de 14h, no Salão Canoas, auditório do Instituto, a palestra “In science there is no correct answer”, a ser ministrada por Adolfo José da Mota, professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo o palestrante, a ideia é falar sobre as hipóteses científicas, interpretação de resultados, além de exemplificar e discutir sobre as frustrações pela quais os pesquisadores e acadêmicos passam quando os resultados das investigações científicas não saem como o esperado. O título, que traduzido significa “Na ciência não há resposta correta”, é uma expressão que Adolfo ouviu de outro colega pesquisador, e o inspirou para a apresentação que será realizada no Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia.

“O nosso sistema de formação vai nos treinando para respostas prontas, somos treinados para questões e respostas objetivas. Qualquer questão que dependa de uma profundidade, de uma relação maior com o tema, de melhor elaboração de uma pergunta ou resposta, você irá sentir dificuldade. É um reflexo do nosso processo de formação básica”, explicou.

SOBRE O PALESTRANTE

Adolfo é Doutor em Biologia Genética pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), e possui Pós-doutorado (biopolímeros de interesse biotecnológico) pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Centro de Energia, Ambiente e Biodiversidade (INCT/CEAB).

É Professor Adjunto das disciplinas de Genética e Biotecnologia na Ufam, onde também atua como Diretor da Divisão de Biotecnologia do Centro de Apoio Multidisciplinar; Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia; Vice-coordenador do Núcleo de Biotecnologia; Coordenador do Laboratório de Biotecnologia; Chefe do Departamento de Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola

Desenvolve pesquisas nas áreas de biotecnologia; genética, com ênfase em genética molecular humana e de micro-organismos.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e as atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento