Palestra abordará a ciência no caminho da imortalidade, durante abertura da 15ª Raic da Fiocruz Amazônia

Entre os dias 6 e 8 de junho, o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizará a 15ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia de 2017/2018, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). PFEP

O evento Inicia nesta quarta-feira, 6/6, às 8h30, com a palestra “2045, o ano em que o homem se tornou imortal”, que será ministrada pelo pesquisador, Gilberto Barbosa Domont, professor emérito do Instituto de Química, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As apresentações ocorrem no Salão Canoas, auditório da Instituição, situado à rua Teresina, 476, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

Segundo o palestrante, a apresentação “é uma tentativa de explicar que o homem vai viver muito”. Ele acrescenta: “as pessoas nesse século vão passar a viver mais de 100 anos normalmente, pois a ciência vai permitir que isso aconteça, por meio da biologia sintética, no estudo do proteôma humano, na genômica, na inteligência artificial”.

Gilberto Domont considera relevante a oportunidade de palestrar para os estudantes que participam do processo de iniciação científica. “Acho extraordinário falar para esse público. É uma oportunidade de tentar trazer aos jovens a modernidade científica, as consequências sociológicas e filosóficas, a história da ciência. É algo encantador, e eu espero que os jovens se motivem muito mais no estudo das ciências, dedicando-se com amor e comprometimento ao trabalho científico”, disse.

SOBRE O PALESTRANTE

Gilberto é doutor e Livre-Docente pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), membro da Academia Brasileira de Ciências. É revisor de revistas nacionais e internacionais, membro do corpo editorial do Journal of Proteomics e editor associado do Journal of Proteome Research. Recebeu o título de Professor Emérito da UFRJ. Atua principalmente na área de proteômica aplicada a sistemas biológicos.

15ª RAIC DO ILMD

Segundo a coordenadora do PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, o objetivo da reunião é divulgar e avaliar 33 projetos de pesquisa de graduandos de diferentes Instituições de ensino de Manaus. “A atividade serve como uma avaliação para os alunos que pretendem continuar o desenvolvimento dos seus projetos. Os alunos vão apresentar os resultados parciais das atividades que desenvolveram nos últimos oito meses, e serão avaliados por uma banca. Dessa forma eles poderão receber um retorno de como esse trabalho vem sendo desenvolvido”, explicou.

Os trabalhos apresentados serão divididos nas seguintes sessões temáticas: eco-epidemiologia, saúde, sociedade e ambiente, biotecnologia, microbiologia, e parasitologia. Na sexta-feira, 8/6, acontece a premiação anual da Raic.

SOBRE O PIC

O Programa de Iniciação Científica (PIC) do ILMD/Fiocruz Amazônia é desenvolvido em parceria com o CNPq e Fapeam, com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos potenciais entre estudantes de graduação, além de estimular pesquisadores a envolverem os estudantes em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais. “A ideia é apresentar o mundo científico para os estudantes de graduação de diferentes cursos, no âmbito da Fiocruz, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa que possuem atuação frente ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou Stefanie Lopes.

Confira a programação AQUI.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes