Estudo publicado na Nature Microbiology é apresentado no Centro de Estudos do ILMD

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu nesta terça-feira, 29/5, o pesquisador Fabiano Oliveira, do National Institute of Health (NIH), para a presentar o estudo “Leishmania goes retro”, recentemente publicado na revista Nature Microbiology, no qual Fabiano é co-autor.

A pesquisa apresentada foi capa da Nature Microbiology, em maio de 2018. Segundo o palestrante, “esse estudo ajuda a entender um pouco mais o que está acontecendo no campo, pois incorpora a dinâmica do vetor, um flebótomo, que se alimenta várias vezes de sangue. Ninguém tinha olhado ainda para o que está acontecendo quando ele está infectado e se alimenta várias vezes”, destacou.

De acordo com Fabiano Oliveira, o estudo revelou que existe uma amplificação na quantidade de parasitas dentro desse inseto. “Isso leva a acarretar que esse inseto está mais infeccioso e pode transmitir mais doença. Esse é um fato novo, onde ninguém tinha olhado nesse aspecto, referente ao que acontece com o patógeno que está dentro do mosquito quando ele continua se alimentando”, explicou

Confira o artigo

O pesquisador já esteve na Fiocruz Amazônia em outra oportunidade, onde apresentou seu estudo sobre a descoberta de uma proteína, presente na saliva, que consegue proteger macacos Rhesus da leishmaniose cutânea.

SOBRE A LEISHMANIOSE

As leishmanioses compõem um conjunto de doenças infecciosas, não contagiosas, causadas por parasitas do gênero leishmania, se dividem em leishmaniose tegumentar americana, que ataca a pele e as mucosas, e leishmaniose visceral (ou calazar), que ataca órgãos internos. A leishmânia é transmitida ao homem e a outras espécies de mamíferos por insetos vetores ou transmissores, conhecidos como flebotomíneos.

Para mais informações sobre a doença acesse.

SOBRE O PALESTRANTE

Fabiano Oliveira é mestre em patologia experimental, doutor em patologia humana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutor pela National Institues of Health.

Possui experiência na área de medicina, com ênfase em anatomia patológica e patologia clínica. Atua principalmente nos seguintes temas: leishmaniasis, imunologia celular, lutzomyia longipalpis, Lutzomyia intermedia, Saliva e Phlebotomus.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes