Fiocruz Amazônia participa da 1ª Jornada Científica do Hospital de Guarnição de Tabatinga (AM)

Encerrou na última quinta-feira, 24/5, a 1ª Jornada Científica do Hospital de Guarnição de Tabatinga (HGuT). A atividade realizada no município de Tabatinga (AM), distante 1.108 km da capital, faz parte da Semana da Saúde e contou com a participação do pesquisador Felipe Gomes Naveca, Vice-Diretor de Pesquisa do Instituo Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia).

Após a abertura do evento, o pesquisador da Fiocruz Amazônia apresentou ao corpo de saúde do Hospital, as pesquisas mais recentes sobre Arboviroses Emergentes (Chikungunya, Dengue, Zika, Mayaro, Febre Amarela, dentre outras).

Naveca destacou a importância de apresentar os estudos e pesquisas desenvolvidos pela Fiocruz Amazônia, além de estreitar relações com o Hospital de Guarnição de Tabatinga. “Nós temos um projeto de pesquisa em Tabatinga, e como o Hospital do Exército é uma unidade de complexidade média no município, é importante envolver esses profissionais, para que eles possam conhecer o que estamos fazendo, e com isso estreitar a colaboração com o exército”, pontuou.

A Jornada Científica contou ainda com outras palestras e apresentação de Banners, onde os setores diretamente ligados ao atendimento em saúde, produziram banner apresentando relatos de casos clínicos e rotina do seu trabalho. Nesta sexta-feira, está previsto como encerramento das atividades uma Corrida de Aventura e um Baile da Saúde.

SOBRE A FIOCRUZ AMAZÔNIA

O ILMD/Fiocruz Amazônia é a unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Amazonas.  Sediado em Manaus, sua missão é contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde das populações amazônicas e para o desenvolvimento científico e tecnológico regional e do País, integrando a pesquisa, a educação e ações de saúde pública.

Para o desenvolvimento de suas ações conta com instituições parceiras que apoiam projetos de caráter multidisciplinar e interinstitucional, gerando conhecimentos essenciais para a criação de políticas públicas, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: 2º Ten Pedro Henrique