Fiocruz Amazônia promove III seminário de projetos de discentes do PPGVIDA           

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) iniciou nesta quinta-feira, 17/5, o III Seminário de Projetos de Discentes do Programa PPGVIDA. A atividade faz parte de uma nova disciplina do curso, intitulada “Monitoramento de Pesquisa”, coordenada pelas professoras Evelyne Mainbourg, Alessandra Nava e Flor Espinosa.

O Seminário visa obter uma visão coletiva da produção de pesquisas a serem realizadas pelos discentes das turmas de 2016 e 2017 do PPGVIDA, além de promover a integração entre projetos e linhas de pesquisa, aprimorando a qualidade das investigações conduzidas no Programa. A atividade ocorre até esta sexta-feira, 17/5, a partir de 8h, no Salão Canoas, auditório da Instituição, situada à rua Teresina, 476, Adrianópolis, Zona Sul de Manaus.

A coordenadora do PPGVIDA, Luiza Garnello, destacou que a criação da disciplina visa a construção e orientação das pesquisas durante o processo, antecedendo a qualificação e defesa. “Estamos instituindo vários momentos intermediários de construção e reflexão que permite termos uma noção longitudinal. Teremos nessa disciplina um conjunto de atividades, onde o seminário é uma delas, mas o aluno terá outras ferramentas para desenvolver ou aprimorar as habilidades e competências para o desenvolvimento do projeto”, explicou.

Entre as ações e ferramentas inseridas na disciplina, Garnello pontuou as seguintes atividades: curso de bancos de dados, para aprimoramento do manejo de dados e informações; curso de língua portuguesa, para aperfeiçoar a capacidade de redação dos alunos; curso de busca de bases bibliográficas, além de cursos gerenciamento de referências bibliográficas.

Segundo a pesquisadora Evelyne Mainbourg, uma das coordenadoras da disciplina, a atividade reuniu na banca examinadora pesquisadores de outras instituições, colaboradores da Fiocruz Amazônia, além de orientadores com diferentes olhares sobre as pesquisas apresentadas. “A ideia do seminário é submeter o trabalho dos alunos a observação de pessoas com outros olhares, alertar sobre determinadas dificuldade, envolver discentes e docentes”.

A apresentação dos trabalhos é organizada por blocos temáticos: Atenção básica, Epidemiologia, Saúde e Ciências Sociais, além de Fatores Sociobiológicos. Durante os dois dias, serão apresentados 26 trabalhos de mestrandos das turmas de 2016 e 2017 do PPGVIDA.

Para a mestranda, Milene Neves, a iniciativa oportuniza relevantes trocas que contribuem com o desenvolvimento do projeto de pesquisa. “A experiência é muito edificante, pois nos possibilita enxergar o trabalho dos colegas, apoiarmos a pesquisa do outro, trocando informações, além da oportunidade de ter outros pesquisadores olhando a nossa investigação e abrindo nossos olhos para questões que as vezes acabamos não enxergando durante a escrita ou no momento de traçar o caminho metodológico”, relatou.

SOBRE O PROGRAMA

O PPGVIDA tem como objetivo capacitar profissionais para desenvolver modelos analíticos capazes de subsidiar pesquisas em saúde, apoiar o planejamento, execução e gerenciamento de serviços e ações de controle e monitoramento de doenças e agravos de interesse coletivo e do Sistema Único de Saúde (SUS) na Amazônia.

O programa também visa planejar, propor e utilizar métodos e técnicas para executar investigações na área de saúde, mediante o uso integrado de conceitos e recursos teórico-metodológicos advindos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais e humanas aplicadas à saúde, comunicação e informação em saúde e de outras áreas de interesse acadêmico, na construção de desenhos complexos de pesquisa sobre a realidade amazônica.

Para mais informações sobre o Mestrado em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia, clique.

Ascom-ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes