Palestra no ILMD aborda micologia médica e bioprospecção de substâncias de interesse farmacêutico

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove na próxima sexta-feira, 27/4, a partir de 9h, no Salão Canoas, auditório da Instituição, a palestra “Atuação do laboratório de Micologia do INPA em micologia médica e na bioprospecção de substâncias de interesse farmacêutico”, a ser ministrada pelo pesquisador, João Vicente Braga de Souza, Biotecnólogo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Durante a apresentação, o pesquisador irá abordar as pesquisas em candidose, hostoplasmose e criptococose, realizadas no Laboratório de Micologia do Inpa. “Falaremos das pesquisas de bioprospecção de substâncias de interesse farmacêutico, especificamente, dos bioprocessos para produção de pigmentos, biosurfactantes e antimicrobianos, Além disso, abordaremos os estudos que nosso laboratório vem trabalhando ao longo dos últimos 10 anos no diagnóstico molecular e na caracterização dos agentes causadores de micoses profundas”, destacou.

Para João Vicente, a Amazônia é detentora de rica biodiversidade, ainda que seus fungos e bactérias tenham sido pouco estudados quanto ao valor biotecnológico. “As pesquisas de bioprospecção na Amazônia podem resultar em novos antibióticos, corantes, enzimas de origem microbiana. Esses produtos possuem demanda de indústrias de alimentos e farmacêutica. Acreditamos que o Brasil precisa aumentar o esforço de bioprospecção da Amazônia de forma a vislumbrarmos o potencial econômico que a bioindústria pode ter a partir da nossa diversidade regional.

SOBRE O PALESTRANTE

João Vicente Braga é graduado em Farmácia pela Universidade do Amazonas (UA), Especialista em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Doutor em Biotecnologia Industrial pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP), e possui pós-Doutorado em Biotecnologia pela Cranfield University.

Atualmente é Biotecnólogo do Inpa, onde também atua como responsável pelo Laboratório de Micologia da Instituição. Alem disso, é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (PPGCF/UFAM) e do Programa de Pós-Graduação de Biodiversidade e Biotecnologia da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE).

Atua no desenvolvimento de pesquisas sobre a produção fúngica de bioativos de interesse farmacêutico (antifúngicos, biosurfactantes e colorantes) e também no desenvolvimento de ferramentas moleculares, aplicadas ao diagnóstico e caracterização de agentes causadores de micoses invasivas.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes