Seminário na Fiocruz Amazônia apresentará qualificações de mestrandos ProfSaúde

Nos dias 26 e 27 de abril, a partir de 9h, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) sediará o Seminário Saúde da Família, com o tema “Campo (Inter)disciplinar da Saúde da Família: a interface com a educação e o cotidiano do trabalho na atenção básica”. O Evento é promovido pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Saúde da Família (ProfSaúde), desenvolvido no Amazonas pela Fiocruz Amazônia e Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em rede com diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

O seminário pretende promover reflexão sobre processos educativos na prática da atenção básica. Além disso, serão realizadas aulas de qualificação de projetos dos mestrandos no âmbito da temática “Saúde da Família”. O evento reunirá gestores, trabalhadores de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação na área da saúde.

As inscrições podem ser realizadas via formulário online. O evento acontecerá no Salão Canoas, auditório da Unidade, situada à rua Teresina, 476, Adrianópolis, Zona Sul de Manaus.

Confira a programação

Para o Coordenador do ProfSaúde/ILMD Fiocruz Amazônia, Rodrigo Tobias, a formação desses profissionais é de extrema relevância para o fortalecimento do SUS. “Ter um programa de mestrado profissional em saúde da família no Amazonas é muito representativo, pois a gente incorpora uma cultura de mestrado profissional, que tem o objetivo da intervenção no Sistema Único de Saúde. Qualificar esses profissionais significa fortalecer o SUS. Estamos formando oito médicos no Amazonas, com esse olhar voltado para a atenção básica”

A programação terá início no dia 26, com a palestra “Educação permanente e atenção básica: Complexidade no trabalho e aprendizagem no cotidiano”, a ser ministrada pelo pesquisador Alcindo Ferla, docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

SOBRE O PROGRAMA

O ProfSaúde é um programa de pós-graduação stricto sensu realizado em rede, que tem por finalidade formar profissionais de saúde que atuam na Saúde da Família/Atenção Básica. Além disso, o programa pretende fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na atenção básica no País, respeitando a diversidade regional e integrando instituições acadêmicas e gestores da saúde pública.

O Programa é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, resultado da parceria entre a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e dos ministérios da Saúde e da Educação.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes