Centro de estudos vai abordar metodologias usadas no diagnóstico da malária

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove na próxima sexta-feira, 20/4, a partir de 9h, na Sala 2, prédio anexo da Instituição, a palestra “Diagnóstico da malária: o que há de novo?”, a ser ministrada pela pesquisadora Gisely Cardoso de Melo, professora adjunta de parasitologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e farmacêutica-bioquímica da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Segundo a pesquisadora, a palestra fará uma breve abordagem sobre diversas metodologias utilizadas no diagnóstico da malária, além de novos estudos na área.” Iremos abordar várias metodologias que são utilizadas atualmente, além de novos métodos que estão sendo estudados em todo o mundo. Algumas dessas novas metodologias já são usadas por nossas instituições”, destacou Cardoso.

SOBRE A PALESTRANTE

Gisely Cardoso é graduada em Farmácia Bioquímica e Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre e doutora em Medicina Tropical pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente é farmacêutica-bioquímica da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e professora adjunta de parasitologia da UEA. Possui experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: plasmodium vivax, hortaliças, toxocaríase, crianças e malaria grave.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes