Fiocruz e Suframa discutem projetos conjuntos na Amazônia

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) iniciaram entendimentos para a realização de projetos conjuntos para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e o superintendente da Suframa, Appio Tolentino, reuniram-se, no dia 5/10, para definir encaminhamentos para projetos de produção de fitoterápicos e biofármacos, além de formação técnica para mão de obra local, áreas que estarão sob a responsabilidade da Fiocruz. A Suframa atuaria na captação de recursos financeiros e incentivos fiscais, articulando ainda parcerias com órgãos públicos e empresas privadas.

A aproximação das instituições começou em agosto, quando o diretor do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Sérgio Luz, e o vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Carlos Henrique Carvalho, convidaram o superintendente da Suframa a conhecer a sede da Fiocruz no Rio De Janeiro. Da reunião no Castelo, em Manguinhos (RJ), além dos representantes da unidade, participaram os vice-presidentes Rodrigo Correa (Pesquisa e Coleções Biológicas) e Marco Krieger (Produção e Inovação em Saúde), o diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), Jorge Mendonça, e os vice-diretores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Carlos Maurício (Ensino) e Sérgio Ricardo (Pesquisa). A coordenadora de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Ana Maria Oliveira de Souza, assessorou Tolentino durante o encontro.

Nísia reforçou o interesse institucional na parceria com a Suframa, afirmando que “a Fiocruz trabalha com uma visão de desenvolvimento regional, a própria Fiocruz Amazônia foi criada em 1994 com essa ideia”. A presidente apontou a necessidade de formação de um grupo de trabalho para estruturar o projeto de parceria, sugerindo a participação da Fiocruz Rondônia, além das áreas representadas na reunião.

Esclarecendo que a Suframa atua não apenas em Manaus, mas em toda Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e Amapá, Tolentino enfatizou que a Suframa tem a intenção de expandir o setor de fármacos, a partir de matéria prima regional. “Contar com a expertise da Fiocruz nessa área é um grande reforço; nos colocamos totalmente à disposição e vamos buscar o apoio dos governos estaduais para os futuros projetos”, disse.

Gustavo Mendelsohn de Carvalho (CCS/Fiocruz)

(Fotos: Peter Ilicciev – CCS/Fiocruz)