Palestra vai abordar vigilância em tempo real do vírus zika e outros arbovírus no Brasil

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) oferece na próxima sexta-feira 2/6, a partir de 9h, no Salão Canoas, auditório da Instituição, a palestra “Vigilância em tempo real do vírus zika e outros arbovírus no Brasil”, que será ministrada pelo Dr. Luiz Carlos Alcântara, pesquisador do Instituto Gonçalo Moniz (IGM) e coordenador do projeto Zibra (Zika in Brazil Real-time Analisys).

O estudo faz parte do projeto Zibra, uma ação itinerante de investigação molecular dos genomas nas diferentes regiões geográficas do Brasil. “Adaptamos um ônibus, cedido pela Fiocruz Bahia, que funciona como um laboratório móvel, onde são realizados os experimentos de sequenciamento de genomas virais dos três arbovírus circulantes, chikungunya, zika e febre amarela”, explica Alcântara.

As amostras utilizadas foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Durante o estudo, os pesquisadores utilizam um sequenciador portátil com capacidade de sequenciamento para até 12 amostras em uma única corrida, podendo gerar genótipos precisos com cobertura de 99,7% do gene de interesse.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos ocorrem às sextas-feiras e deles podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde. A entrada é franca.

SOBRE O PALESTRANTE

Luiz Carlos Alcântara é graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pós-doutor pelas Universidades Nelson Mandela Medical School, na África do Sul, e Institutos Nacionais de Saúde, dos EUA.

Atua principalmente nas áreas de Bioquímica, Biologia Molecular e Bioinformática dos Retrovírus Humanos (HIV e HTLV) e Arbovírus Humanos (Chikungunya, Zika, Dengue e Febre Amarela), com ênfase nos seguintes temas: epidemiologia molecular e evolução dos vírus humanos, polimorfismos nos genes dos hospedeiros vírus humanos, correlações clínico-epidemiológicas nas viroses humanas, desenvolvimento de novas ferramentas de bioinformática para estudo dos genes dos vírus humanos/hospedeiros.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.