Transmissão de cargo de presidente da Fiocruz ocorre nesta sexta (10/2)

A cerimônia de transmissão de cargo de presidente da Fiocruz de Paulo Gadelha (2009 a 2016) para Nísia Trindade Lima acontece, nesta sexta-feira (10/2), a partir das 9h30, na Praça Pasteur, ao lado do Castelo Mourisco. A solenidade contará com a presença de diversas autoridades da ciência, saúde e política brasileira. Doutora em Sociologia e servidora da Fiocruz desde 1987, a pesquisadora, professora e gestora Nísia Trindade Lima será a primeira mulher a comandar a Fundação, em 116 anos de história.

No evento, também estarão presentes o governador do estado do Ceará, Camilo Santana; o presidente da Firjan, Eduardo Vieira, como representante do Conselho Superior da Fiocruz; a presidente da Asfoc Sindical, Justa Helena Franco; a coordenadora do Projeto Marias, Norma Maria de Souza; e a representante da Associação de Pós-Graduandos (APG), Maria Fantinatti. Outras autoridades ainda estão com presença a serem confirmadas, como o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. A cerimônica também contará com atividades culturais, como a participação do Coral Fiocruz, um ato ecumênico e apresentações da Bateria da Mangueira e do Bloco Discípulos de Oswaldo.

Nomeada pelo presidente da República, Michel Temer, em decreto publicado no Diário Oficial da União do dia 4 de janeiro, para a gestão 2017-2020, Nísia Trindade Lima foi a candidata mais votada nas eleições internas da Fiocruz, realizadas em novembro de 2016, com 59,7% dos votos em primeira opção. De 2011 a 2016, Nísia esteve à frente da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz). Em 2015, recebeu o prêmio Nise da Silveira, na categoria Mulher Cientista, pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Clique aqui e confira a programação oficial da cerimônia de transmissão de cargo.

CCS/Fiocruz
Fonte: Portal Fiocruz

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.